A Diocese de Joinville, em unidade com os órgãos de saúde pública, reforça as normas e orientações diante do agravamento da pandemia de Covid-19 no final de 2020. O documento assinado por Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville, e publicado neste dia 1º de dezembro destaca os procedimentos e cuidados que devem ser tomados nas Missas, atendimento aos fiéis, sacramentos, reuniões presenciais e demais atividades pastorais.
Entre as novas orientações estão normas sobre a reunião de pessoas. Não devem ser realizados encontros pastorais presenciais com grupos de mais de 20 pessoas nos espaços das igrejas, centros pastorais e catequéticos e salões paroquiais. Pessoas dos grupos de risco não devem participar de reuniões de pastoral de forma presencial. As confraternizações, tão próprias nesta época do ano, devem ser todas canceladas.
O documento ainda lembra que as normas e restrições impostas pelos poderes públicos devem ser acolhidas e praticadas. Devem ser observadas as determinações específicas de cada município para realização, com bom senso, das devidas adaptações necessárias às normas colocadas pela Diocese.
O momento que vivemos exige de nós cuidado e atenção. Cada um, embebido da fé e valores cristãos, realize sua parte. O bem de todos depende de cada um de nós.
Documento orienta especialmente sobre lotação máxima da igreja, preparação do ambiente e equipe celebrante.
Fonte Assessoria de Comunicação da Diocese de Joinville